sábado, 26 de fevereiro de 2011

"Uh, uh, uh, que Beleza"?!


Às vezes me pego pensando no que nos faz achar uma pessoa bonita, atraente. aí eu me pergunto o que é a beleza. achar uma paisagem bonita é uma coisa, mas achar um rosto bonito é outra. o rosto é um amálgama de coisas: nariz, boca, olhos, sobrancelha, testa, cabelo, queixo, bochechas e tem aquele “toque final” das orelhas (não vou nem tocar no assunto de bigodes e barbas). quando paro para pensar sobre isso me parece estranho essa classificação que fazemos dos rostos das pessoas. é uma incógnita tão grande que me dificulta escrever. o que não me cabe na mente é o fato de uma unidade anatômica (o rosto) ser “bonita” ou “feia”. mesmo seguindo nessa linha de “pensamento desconstrutivo” eu ainda exerço essa classificação, não consigo me desvencilhar disso. quais os mecanismos cerebrais que se relacionam com isso? [memória?] nós não somos treinados para isso, na minha concepção é inerente a nós. será que é devido ao instinto de perpetuação da espécie? mas a “beleza” é fator importante na perpetuação? o fato de ser uma pessoa que se mostra uma boa reprodutora e que cuidará da prole não é fator suficiente? para que então esse artifício de classificação dos rostos? “escolher um(a) parceiro(a) atraente” é algo que fazemos por consequência desse maquinismo que temos e não sua causa. enfim, não tenho nenhuma resposta (talvez eu deva conversar com um(a) antropólogo(a)).

Nenhum comentário:

Postar um comentário