sábado, 22 de janeiro de 2011

Um (quase) diário de bordo

No final desse ano que passou (entre o Natal e o Reveillon), eu e minha família viajamos para Minas Gerais. saímos de São José dos  Campos e seguimos para Juiz de Fora (+ ou - 6h de viajem!!). em Juiz de Fora moram padrinho e madrinha do meu pai, passamos em sua casa para visitá-los (nós nos hospedamos no SESC - MG pousada). eles nos receberam muitíssimo bem, fizeram pão de queijo na hora, tinha salame, enhoque, vinho, refrigerante, suco, água de coco, arroz, pernil, vários tipos de queijos... e o mais impressionante era que as coisas iam aparecendo sem serem percebidas, era desviar a atenção da mesa e algo novo aparecia, nem preciso dizer que tudo estava muito gostoso (me lembrou o filme "A Festa de Babette"). os anfitriões são um casal de idosos muito simpáticos, hospitaleiros, a impressão era a de que nos víamos todos os anos (nos vimos pela última vez em 2004), foi uma noite bem prazerosa. no dia seguinte, seguimos para Santa Bárbara, mas antes passamos por Congonhas (cidade onde estão as estátuas em pedra sabão que Aleijadinho fez dos profetas da Bíblia), é uma cidade pitoresca, o centro histórico fica na parte alta (lá que se localizam as esculturas), e vários cavalos são agrupados por lá. quando chegamos em Santa Bárbara, seguimos para o hotel ("Hotel Quadrado") e lá pudemos descansar. o hotel era muito bom também, o café da manhã muito bem preparado (queijo minas, pão de queijo, pão francês, sequilhos, café, leite da fazenda, suco de laranja e mais!! hahaha), as camas eram confortáveis, tinha tv a cabo (isso salvou nossa vida no dia que choveu hahaha) e o hotel era bem bonito também. perto dele fica a "Casa Afonso Pena", foi nessa casa que o presidente nasceu, hoje em dia é um museu em sua homenagem, até seu túmulo foi transferido para lá (é um pequeno mausoléu feito de mármore carrara com uma escultura de uma mulher chorando sobre o túmulo, simbolizando que a república chora a morte de Afonso Pena - ele morreu durante o mandato - e no teto da estrutura tem um vitral da bandeira do Brasil). na região de Santa Bárbara tem um parque ecológico que se situa na Serra do Caraça (de longe parece a cara de um homem), é um parque bem grande com diversas trilhas para fazer, alguns com cachoeira. antigamente funcionava um internato, mas pegou fogo há muitos anos e hoje em dia é um museu. tem uma igreja de 1700 e alguma coisa e embaixo dela tem umas catacumbas. nós fizemos uma trilha até uma capelhinha (maio decepção, 1/2 hora de caminhada e a capelinha fica fechada). de Santa Bárbara fomos para São João del Rei, mas antes passamos por Ouro Preto. Ouro Preto é uma cidade histórica muito interessante, as repúblicas de estudantes estão espalhadas por diversos locais e são identificadas por seu símbolo desenhado no portão da casa ou talhado em madeira ou confeccionado em metal na frente para ser de fácil identificação. o único problema é que para entrar nas igrejas precisa pagar. o problema não é o valor (de R$2 a R$6) o problema é pagar para entrar em uma igreja!! isso transforma o espaço em uma casa de comércio (certa vez, Jesus expulsou a chicotadas mercadores que estavam no templo fazendo comércio). São João del Rei é bem diferente de Santa Bárbara, é maior, com mais movimento. perto de lá fica Tiradentes, que é uma cidade pequena e com um comércio turístico bem grande! foi lá que "aprendi" o que é o artesanato mineiro. a virada do ano foi em São João del Rei, nós jantamos em um restaurante ali perto e depois seguimos para a suite na qual meus pais estavam registrados, lá tinha champanhe, algumas frutas e refrigerante. esperamos chegar a meia noite, nos abraçamos, ficamos vendo um pouco mais dos fogos que estavam sendo transmitidos pela tv globo e depois fomos dormir. no dia seguinte, voltamos para São José (5h de viajem!!!). sinto que essa viajem era o que precisávamos, deu uma renovada nas energias e me sinto com energia suficiente para o semestre que está chegando.